segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

COISAS QUE É BOM SABER


    O blog foi criado com o intuito de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo dos anos como dona de casa e amante da cozinha. Como diz o chefe Mokrane Kahlal " Não podemos ensinar uma pessoa, o que podemos é compartilhar conselhos, ideias e conhecimento, o aprendizado vai depender da vontade e escolha da pessoa de querer aprender ou não." 
    Durante toda a minha infância morei ao lado de umas casas de aluguel do meu avô. Eram 11 casas que ele alugava para famílias que vinham do nordeste tentar a vida em SP. Eu, gulosa desde pequena, ficava alvoroçada quando começavam a subir os aromas deliciosos daquelas residências nas horas das refeições. Minha inquietação era tanta que eu acabava ganhando muita comida diferente, não só saboreava aquelas delicias, mas também queria saber como tudo era feito e quais ingredientes levavam. Desde adolescente eu já vivia enfiada nas cozinhas alheias, me oferecendo para ajudar e logo virei xodó das cozinheiras vizinhas, pois era muito caprichosa. Diziam que eu lavava e picava os temperos como ninguém. 
     Muita gente pensa que sou nordestina, outros mineira, mas o que sou mesmo e sempre fui  é uma paulista curiosa e observadora quando se trata de comida, amo provar comidas do mundo todo.
     Gostaria muito de compartilhar com vocês receitinhas que minhas vizinhas nordestinas  faziam muito nesta época do ano. É claro que dei um toque meu com o passar dos anos, mas sem perder as essências marcantes. Para começar é importante que você conheça coisas que acho indispensáveis: um bom tempero baiano, o tempero baiano faz toda diferença no sabor da comida nordestina; pó de camarão para dar sabor as moquecas de peixe;  e as medidas que uso. Quando digo colher de sopa ou de chá, ou xícara de chá, é importante saber o que uso, todas receitas que posto são receitas que faço normalmente, não posto nada que não se encontre em todo território nacional, para que, se você resolver fazer uma receitinha minha, não tenha dificuldade em encontrar todos os ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário