terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

MOQUECA DE MERLUZA


    Na quaresma e sexta feira santa cresce muito o consumo de peixe, mas o ideal seria comer pelo menos duas vezes por semana. Tão rico em proteína quanto a carne bovina, tem grandes quantidades de minerais e vitaminas e o tão famoso ômega 3, além de pouquíssima caloria.

Como comprar: 

   Quando fresco, o peixe cheira a maresia. Odor forte significa que está se deteriorando. Seu corpo deve ser firme e brilhante, pois quando está passado sua carne fica mole, observe se está brilhante e com as escamas bem aderidas ao corpo.
   A cor da pele deve ser viva, homogênea e com alguns reflexos. Pressione o peixe com os dedos, se não ficarem marcas, significa que o peixe é fresco.
   Os olhos devem ser salientes, a córnea transparente e a pupila negra e brilhante.
   E o peixe tem uma membrana  interior que cobre a barriga  e que deve estar aderida completamente à carne. Quando o peixe não está próprio para consumo, esta membrana é separada da carne.
   O ideal é comprar o peixe inteiro. Não é aconselhável comprar peixes já cortados.

Como fazer uma boa moqueca de peixe: 

   O peixe tem um cozimento muito rápido, se você cozinhar por muito tempo ele se desmancha com muita facilidade, se não cozinha o tempo certo não absorve os temperos, e solta muito liquido, a moqueca acaba virando uma sopa aguada e sem cor.
   Nestes anos de cozinha descobri que se você refogar os temperos da moqueca até secar todo o líquido e ficar bem concentrado, antes de colocar o peixe, você vai conseguir uma moqueca suculenta e saborosa.  Fazendo desta maneira você pode usar qualquer peixe, ou até mesmo filé de peixe para fazer sua moqueca.

Merluza:   


Um dos peixes mais consumidos no Brasil, a merluza é o terceiro peixe mais importado por nós, fica atrás apenas do salmão e bacalhau. Tem carne branca, textura sensível e de ótima qualidade. Excelente fonte de proteína e de baixa caloria.

Moqueca de filé de merluza:

Ingredientes:

- 1,5  kg de filé de merluza
- 2 xícaras de tomate picado
- 2 xícaras (chá) de cebola picada
- 1 xícara (chá) de pimentão picado
- 1 xícara (chá) de coentro picado
- 1 colher de (sopa) de tempero baiano
- 1 colher de (sopa) de colorau
- 1 vidro de leite de coco     
- 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê (100 ml)
- sal a gosto

Modo de preparo: 

- Lave bem os filés e deixe escorrer bem, reserve.
- Em uma panela grande, coloque o azeite de dendê, o tomate, a cebola, o pimentão, o coentro, o tempero baiano, o colorau e o sal.
- Leve ao fogo e deixe cozinhar mexendo de vez em quando até que seque todo liquido.
- Afaste o refogado para um canto da panela espalhe os filés no fundo da panela e vá espalhando o refogado por cima. 
- Despeje o leite de coco e leve novamente ao fogo até que o peixe fique cozido.
- Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário