quinta-feira, 14 de maio de 2015

PÃO DE BATATA DOCE

   
  Sempre que penso que aprendi tudo sobre fazer pão, me surpreendo com uma novidade. Meu esposo me pediu para fazer pão, confesso que fiquei meio apreensiva para fazer pão com este frio. Sei não.    Resolvi fazer massa com batata doce que ele gosta muito. Meu pão cresceu e ficou tão fofo e gostoso que me surpreendi. 
 Me dediquei deixando o leite e o óleo bem quente e ainda coloquei a batata quente também, percebi que enquanto sovava a massa ela permanecia quente e crescendo, sovei tanto que ficou airada, para você ter uma ideia: quando cansei de sovar, sovei mais uns 5 minutos. E o resultado foi realmente muito bom.   

Ingredientes:

- 800 g de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de batata doce passada pelo espremedor
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de óleo 
- 2 ovos
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de sal 
- 60 g de fermento biológico

Modo de preparo:

- Em uma tigela coloque o fermento e o açúcar e misture bem ate dissolver o fermento.
- Coloque os ovos e o sal e misture bem.
- Aqueça o leite e o óleo, misture ao fermento e continue mexendo.
- Acrescente a batata, misture e vá colocando a farinha.
- Sove bem a massa e deixe descansar ate dobrar o volume.
- Sove novamente, modele os pães e coloque em forma untada e enfarinhada.
- Deixe crescer novamente ate dobrar o volume e asse em forno pré aquecido ate dourar.

Dicas:
- O segredo do pão é sovar bem a massa.
- Se tiver panificadora caseira, divida a massa em duas partes e sove duas vezes, cada uma,
- É importante usar em qualquer receita a medida correta, uso medidas universal, de xícara e colher de sopa, cuidado ao usar uma colher de refeição para medir uma colher de sopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário