segunda-feira, 27 de abril de 2015

PÃO CASEIRO

       

    Pão, pão nosso de cada dia. Minha paixão, paixão mundial. E mesmo gostando muito de pão, não foi fácil aprender a fazer, embora fazê-lo seja facílimo. O meu nunca ficava bom como eu queria, não ficava com um sabor ruim, mas também não crescia muito. Tentava, tentava, fazia todas as receitas que encontrava e nada, até que desisti, mas ficou uma frustração.  Como não conseguir fazer uma coisa que eu gosto tanto?
    Um dia conversando com um padeiro fiz todos os tipos de perguntas possíveis e imagináveis. O que ele me disse foi para me certificar de que o fermento estivesse sempre fresco, além de sovar bem a massa. O segredo é sovar, mas sovar bem como? Perguntei e ele disse que na padaria deixam a massa sovando na máquina por muito tempo.
    Deduzi que teria de imitar uma máquina sovando a massa. Tentei e sovei, sovei, e sovei. Aproximadamente uns 10 ou 15 minutos ... e não deu outra! Meu pão ficou maravilhoso, de lá para cá nunca mais parei de fazer pão e agora tenho até uma ajudinha, uma panificadora caseira que uso só na função sovar. Sovo nela duas vezes depois tiro da máquina, modelo e deixo crescer normalmente, Vamos fazer pão?                          

Ingrediente:

- 1 kg de farinha de trigo
- 2 1/2 xícara (chá) de leite morno
-  1 xícara (chá) de óleo  morno                                        
- 1/4 xícara (chá) de açúcar          
- 1 colher ( sopa) rasa de sal
- 60 g de fermento biologico
- 2 ovos
- 1 gema misturada em 3 colheres (sopa) de leite          

Modo de preparo:                      

- Misture o fermento e o açúcar até virar um creme homogêneo.
- Coloque os ovos e o sal e  misture.
- Misture o leite e o óleo, leve ao fogo até ficar morno e misture no fermento.
- Vá acrescentando farinha aos poucos  e sovando a massa por aproximadamente 10 minutos.
- Cubra a massa e deixe descansar até dobrar o volume.
- Misture novamente a massa.
- Modele os pães e coloque em uma forma untada.
- Deixe crescer até dobrar o volume novamente, então passe a mistura de gemas.
- Leve para assar em forno pré aquecido até que esteja dourado.


4 comentários:

  1. Qual quantidade de fermento? Qual fermento?

    ResponderExcluir
  2. Mesma pergunta. Qual o fermento e qual a quantidade.
    Grato

    ResponderExcluir