terça-feira, 20 de janeiro de 2015

COMEÇANDO DO ZERO


     Cozinhar qualquer tipo de comida não é difícil como muita gente pensa. A natureza por si só, já se encarrega do principal que é sabor e textura; A nós, aprendizes, só resta escolher o melhor tempero e o tempo de cozimento, arroz por exemplo: acredita que tem muitas donas de casa que não conseguem fazer um arroz branquinho e soltinho? Por isso usam arroz parboilizado, para não correr o risco. 
    Hoje faço qualquer arroz, mas quando minha mãe me ensinou eu tinha aproximadamente dez anos, achava muito difícil e precisei fazer várias vezes até aprender e até hoje capricho sempre, pois acredito que um arroz com  feijão feito com dedicação e amor é sempre o principal de uma refeição, para mim equivale no minimo 70% de sucesso garantido, esta porcentagem pode salvar seu almoço do fracasso.
   Vou aproveitar que entramos no assunto arroz para dizer que arroz até na hora da compra requer um pouco de entendimento. Eu quando vou comprar arroz escolho sempre o melhor preço entre o arroz de melhor qualidade, rendem mais e ficam mais soltinho, então melhor rendimento melhor economia, muita gente se engana ao pensar que está economizando quando compra o mais barato, não rende, não fica soltinho, portando não fica saboroso. E eu penso assim: o arroz e feijão é o prato principal de todo dia e em alguns casos o único, então tem que ser muito bem feito. Outra experiência desagradável que já tive com arroz, é o fato de nas instruções da maioria estar escrito que não precisa ser lavado, fui testar e por um tempo tudo bem, um dia fiz arroz normalmente, faço janta e esquento no almoço, quando fui esquentar o arroz estava todo manchado, como se eu tivesse deixado beterraba em cima, fiquei na dúvida e joguei fora, fiz novamente e no outro dia ao desocupar a panela vi que tinha uns grãos que estavam rosa, nunca mas fiz arroz sem lavar. Aposto que nesta hora do campeonato você já deva estar querendo saber como faço meu arroz, então vou te dar um exemplo de como faço de maneira tradicional, digo tradicional porque hoje em dia usamos mais panela elétrica. Nada contra, uso também, mas que tira muito a dedicação e o prazer de cozinhar isto sim. No dia a dia já tenho a minha medida certa, panela de todo dia, caneca de sempre para ferver a água portanto não preciso ficar medindo, a minha colher de pau só para refogar meu arroz, como aprendi pela primeira vez faço até hoje, a maneira coma refogo não queima o tempero antes do arroz estar refogado, refogar o arroz acho necessário pois deixa mais soltinho e saboroso. E é neste processo de refogar que digo que uso toda minha dedicação e amor, fazendo do ato de cozinhar uma verdadeira terapia prazerosa, quer experimentar?

Arroz branco tradicional: 

Ingredientes:
    Esta receita de hoje deveria ser só para as iniciantes na cozinha mas acredite se quiser, tem muitas donas de casa que não consegue fazer um arroz soltinho, então vamos fazer juntas e ver o que acontece e se você aceitar também um feijão Nice, clique no link para ver a receita.

- 3 xícaras (chá) de arroz
- 5 xícaras (chá) de água
- 3 dentes de alho triturado
- 3 colheres (sopa) de cebola bem picadinha
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (chá) de sal

Modo de preparo:  
- Lave o arroz e escorra bem de preferência com antecedência.
- Leve a água para ferver enquanto frita o arroz.
Em uma panela coloque o óleo, o alho, a cebola, o arroz e o sal.
- Só então leve a panela ao fogo mexendo sempre para não queimar o tempero, até que o arroz esteja bem seco.
- Despeje a água fervente, espere abrir fervura, tampe, abaixe o fogo.
- Quando estiver seco (use um garfo para olhar) apague o fogo e sirva quente.
- Espero que seu arroz tenha ficado como o meu branquinho, soltinho e bem temperado.

Dicas: 
- Uso 5 xícaras de água por que gosto do arroz mais durinho, pode acrescentar mais uma xícara se quiser.
- A quantidade de sal também é para meu paladar ajuste a gosto.
- Volto a repetir coloco os temperos e o arroz no óleo frio depois levo ao fogo o tempero vai fritando junto com o arroz (para não queimar o tempero e mudar a cor do arroz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário