Por falar em sabores da natureza... como é bom preparar em casa nossos alimentos preservando e descobrindo sabores, né? Ter cuidado na hora de comprar seus alimentos é muito importante, por exemplo: você com certeza já comprou camarão e já viu que há uma diferença enorme de um camarão fresquinho chegado do mar para um camarão comprado na feira/mercado/peixaria, maior ainda é a diferença de um camarão fresco para o congelado. Posso dizer isso porque já provei todos esses. Camarão estraga muito rápido e é por isso que, quando pescado, ainda no barco é acrescentado conservante nele. No processo de congelamento ... mais conservante! Daí quando você compra ele já está sem textura e sem sabor. Resumindo: se você comprar 1kg de camarão congelado com casca e cabeça, depois de limpo terá uns 200g de algo não comestível e que irá estragar todo o prato, digo por experiência própria. De qualquer modo, como não podemos pescar nosso próprio camarão, o ideal é comprar onde o encontramos sem congelar e ainda fresco, limpar e congelar nós mesmos e por pouco tempo.
Camarão é realmente bem saboroso, mesmo assim tem muita gente que experimenta e não gosta. Também pudera, um dia desses estava conversando com meu cunhado sobre camarão e por coincidência tivemos a mesma decepção com o crustáceo. Ele em um restaurante em SP e eu num restaurante no nordeste. Eu já estava transbordando de gratidão por conseguir fazer um passeio tão maravilhoso e decidi fechar o passeio com chave de ouro. Entrei no restaurante e pedi um dos meus pratos favoritos: camarão. Demorou um pouquinho até que o garçom chegou com meu prato e acredite se quiser, o camarão era tão grande e bonito que parecia uma aberração dentro do prato que também não era pequeno. Encantada comecei a difícil tarefa de descascar aquele camarão enorme, então veio os meus 5 minutos de fúria. Sabe que gosto tinha o camarão? Um enorme gosto de nada com leve toque de água sanitária salgada. Até hoje tenho raiva de mim por ter beliscado o resto da comida e pago uma fortuna por aquele prato.
Mesmo assim camarão continua sendo um dos meus pratos favoritos e que faço sempre que posso. Prefiro o rosa ou o sete barbas que ao meu ver, é o mais saboroso. Quando não tenho opção uso o camarão cinza, mas por ser de cativeiro seu sabor e textura são diferentes. Para deixar esse camarão de cativeiro saboroso, uso um truque que vou te ensinar agora.
Como comprar camarão:
- Seu corpo, cabeça e casca devem estar firmes, com aspecto limpo e levemente brilhante.
- Se estiver muito mole, opaco, cabeça desprendendo e cheiro forte com certeza está muito passado.
Como aproveitar bem seu camarão:
- Quando comprar camarão sete barbas bem fresco, separe os camarões das cabeças e lave bem as cabeças em água corrente. Depois leve para cozinhar com coentro, pimentão, cebola, alho e sal, use ou congele imediatamente. Use este caldo para arroz, risoto, paella, bobó etc.
- Lave bem as cascas do camarão, escorra e coloque em uma forma. Leve para assar até que estejam bem sequinhas. Despeje no liquidificador e bata até virar um pó, o mais fino possível.
- Use para dar mais sabor ao camarão de cativeiro, moquecas, bobó, tempura, empanados de peixe etc.
Bobó de camarão com abobora:
- 1 kg de camarão sete barbas limpo
- 1 kg de abóbora cabotia descascada e picada
- 2 xícaras (chá) de tomate picado
- 1 xícara (chá) de coentro picado
- 1 xícara(chá) de pimentão picado
- 1 xícara (chá) de cebola picada
- 3 dentes de alho triturado
- 200 ml de leite de coco
- 4 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 colher (sobremesa) de colorau
- 1 colher (sobremesa) rasa de tempero baiano - clique aqui para ver mais sobre esse ingrediente.
- 1 colher (sobremesa) rasa de pó de casca de camarão
- sal a gosto
Modo de preparo:
- Cozinhe e passe pelo espremedor a abóbora, reserve.
- Em uma panela leve ao fogo o dendê, o tomate, o pimentão, a cebola, o alho, o colorau, o tempero baiano, o pó das cascas do camarão e o sal.
- Cozinhe mexendo sempre até que fique completamente seco, grudado no fundo da panela.
- Coloque o leite de coco, o coentro e os camarões, deixe abrir fervura.
- Misture a abóbora reservada e espere mais 3 minutos, desligue.
- Sirva quente acompanhado de arroz branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário