quarta-feira, 3 de setembro de 2014

TEMPERO BAIANO


Sempre convivi com muitos nordestinos e curiando como sempre, quando se trata de comida, me apaixonei pelo tempero do nordeste. O que é tempero nordestino para mim? Uma carne ou um feijão temperado com pimentão, tomate, cebola e alho, muito coentro e tempero baiano. Quem resiste a uma moqueca de peixe? Com muito azeite de dendê e leite de côco, ah, muito bom. Antes que eu morra de desejo, vou te dar algumas dicas sobre o tempero baiano que eu gosto muito. Uso o tempero da Masterfood, mas é muito difícil de encontrar, ás vezes acho no Extra ou no Sonda, mas quando não encontro em lugar algum, vou até a feira e peço para moerem uma mistura nas seguintes proporções:
  • Uma medida pequena de pimenta do reino
  • Uma medida média de cominho;
  • Uma medida grande de semente de coentro;
  • 8 cravos da índia;
  • 12 pimentas da Jamaica;
  • Tudo isso - nada a mais, nem a menos - moído duas vezes.
  • É daqueles temperos para quando estiver cozinhando dar para sentir o cheiro da rua. 

Gosto muito de temperos verdes e frescos, mas ter tempero congelado é muito prático: lavo e sacudo bem a salsa e a cebolinha, pico bem picadinho e congelo em uma vasilha com tampa. Isso é bom, evita o desperdício porque as folhas não estragam. Na hora de usar é só tirar o suficiente com um garfo e voltar a congelar imediatamente o restante.
Pode ser que você já saiba, mas tem muita gente que está começando agora e nossas dicas serão valiosas. 
Alerta: olha pessoal, sempre que vocês estiverem usando coentro, pimentão e/ou louro, tomem cuidado, pois eles adoram aparecer. São temperos fortes e o gosto se destaca muito. Se estiverem gostando das dicas, deixem um comentário, mandem sugestões e até a próxima!


Um comentário: